Foto: Rian Lacerda (Diário)
A previsão indica frio intenso e possibilidade de geadas.
Apesar da "friaca" que já se faz presente em diversas regiões do Estado, o inverno de 2025 ainda não começou oficialmente. A estação mais fria do ano tem início às 23h42min desta sexta-feira (20) e será marcada pela neutralidade climática, ou seja, sem a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. O inverno segue até o dia 22 de setembro, quando começa a primavera. Em relação às chuvas, elas devem ser tão intensas como as enchentes registrada neste outono.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Depois de 2024 ser considerado o ano mais quente desde 1961 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com média anual de 25,02°C, 0,79°C acima da média histórica, o inverno deste ano deve voltar a apresentar características mais típicas da estação. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da Baroclima Meteorologia, o inverno deste ano promete ser mais frio do que os dois últimos, ou seja, um "prato cheio para quem aprecia as temperaturas mais baixas", como ele mesmo diz.
— Os dois últimos invernos não foram neutros, eles foram mais quentes. Então, em relação aos últimos dois anos, vamos ter uma estação mais fria. Também podemos esperar novas incursões fortes de ar frio no decorrer da estação, que tendem a novamente provocar geada — explica Verardo.
Ainda segundo ele, já estamos vivendo o chamado “inverno climático” desde o dia 20 de maio, quando as primeiras ondas de frio trouxeram temperaturas muito baixas e até mesmo neve ao Rio Grande do Sul.
Sem extremos de chuva
Em Santa Maria, especificamente, a tendência é de um inverno um pouco mais seco em julho e com maior incidência de chuva entre agosto e setembro. O trimestre deve ter chuvas dentro ou levemente acima da média histórica.
Solstício de inverno
O início oficial do inverno acontece com o chamado solstício de inverno, fenômeno astronômico que marca o momento em que o Hemisfério Sul recebe a menor incidência de luz solar do ano. Isso ocorre entre os dias 20 e 21 de junho, encerrando o outono e dando início à nova estação.
O fenômeno acontece devido à inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita ao redor do Sol. Essa inclinação faz com que, durante o inverno, o Hemisfério Sul receba menos luz solar, o que resulta na diminuição das temperaturas e no aumento do frio característico da estação.
Inverno mês a mês em Santa Maria
- Julho: Mais seco;
- Agosto e setembro: Maior chance de chuvas dentro ou levemente acima da média histórica;
- 22 de setembro: Começa a primavera.
Próximas estações
- Primavera: Começa no dia 22 de setembro, às 15h19min (horário de Brasília)
- Verão: Começa em 21 de dezembro, às 12h03min (horário de Brasília)
Campanha do Agasalho segue em andamento
Em meio à chegada do inverno e às baixas temperaturas já registradas em Santa Maria, segue em andamento a Campanha do Agasalho 2025. A ação teve início no dia 17 de maio e segue até 15 de agosto, com cerca de 100 pontos de coleta espalhados pela cidade. O objetivo é atender prioritariamente as mais de 20 mil pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro único (CadÚnico) no município. No momento, as maiores necessidades são por cobertores, jaquetas, roupas infantis, masculinas e calçados.
Neste ano, o Mercado da Vila Belga serve como principal ponto de coleta, triagem e distribuição da campanha. É lá que cerca de 10 pessoas, entre voluntários e funcionários da prefeitura, selecionam, dobram e organizam as doações.
A entrega dos agasalhos é realizada segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Mercado da Vila Belga, que fica no Bairro Centro (acesso pelo Largo da Gare).
Segundo a prefeitura, haverá ainda a entrega em casas de passagem e instituições de acolhimento de crianças e idosos. Entidades interessadas em distribuir os itens em suas comunidades devem entrar em contato com a Secretaria para solicitar kits de agasalhos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na Rua Tuiuti, 1.586, Centro, e realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min. As solicitações também podem ser feitas pelo telefone (55) 3174-1518 ou pelo e-mail [email protected].
Quer doar? Leve os agasalhos até um destes pontos
Prefeitura de Santa Maria
- Rua Venâncio Aires, 2.277, térreo, Centro
Secretaria de Desenvolvimento Social
- Rua Tuiuti, 1.586, Centro
Câmara de Vereadores
- Rua Vale Machado, 1.415, Centro
Atacadão
- RSC-287, 5.500, Bairro Camobi
- Avenida Governador Walter Jobim, 286, Bairro Patronato
Beltrame Supermercados
- Rua Euclides da Cunha, 1.579, Bairro Presidente João Goulart
- Rua Venâncio Aires, 2.659, Bairro Passo D’Areia
- Avenida Hélvio Basso, 1.145, Bairro Duque de Caxias
- Rua Maranhão, 814, Bairro Pinheiro Machado
Carrefour Hipermercado
- Avenida Rio Branco, 723, Centro
- Avenida Fernando Ferrari, 148, Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Cras Leste
- Avenida João Machado Soares, 2.777, Bairro Camobi
Cras Oeste
- Rua Manoel Mallmann Filho, 161, Bairro Nova Santa Marta
Cras Norte
- Rua Marechal Rondon, 287, Bairro Carolina
Fadisma
- Rua Duque de Caxias, 2.319, Bairro Nossa Senhora Medianeira
Faculdade FAPAS
- Rua Padre Alziro Rogia, 115, Bairro Patronato
Peruzzo Supermercados
- Avenida Presidente Vargas, 1.976, Centro
- Avenida Prefeito Evandro Behr, 6.645, Bairro Camobi
- Rua Demétrio Ribeiro, 245, Bairro Duque de Caxias
Rede Super
- Avenida Alcides Roth, 2.780, Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek
- Rua Marechal Manoel Gomes Carneiro, 421, Bairro Menino Jesus
- Rua Engenheiro Adi João Forgiarini, 245, Bairro Pinheiro Machado
- Rua Visconde de Pelotas, 1.642, Centro
- Rua Riachuelo, 106, Centro
- Rua José Barin, 217, Bairro Caturrita
- Rua Antônio Botega, 991, Bairro São José
- Avenida Prefeito Evandro Behr, 7.016, Bairro Camobi
- Rua Serafim Valandro, 512, Centro
- Rua Sete de Setembro, 355, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Rede Vivo Supermercados
- Avenida Rio Branco, 956, Centro
- Avenida Evandro Behr, 6.776, Bairro Camobi
- BR-392, 3.415, Bairro Lorenzi
- Avenida Nossa Senhora das Dores, 2.327, Bairro Nossa Senhora das Dores
Royal Plaza Shopping
- Avenida Nossa Senhora das Dores, 305, Bairro Dores
Stok Center
- Avenida Hélvio Basso, 1.468, Bairro Uglione
Toda as unidades da Rede de Farmácias São João
- Todas as unidades
Todos os conjuntos da UFN
- Conjunto I - Rua Dos Andradas, 1.614, Centro
- Conjunto II - Rua Silva Jardim, 1.323, Bairro Nossa Senhora do Rosário
- Conjunto III - Rua Silva Jardim, 1.175, Bairro Nossa Senhora do Rosário
UFSM
- Avenida Roraima, 1.000, prédio 47, térreo, Bairro Camobi
Ulbra Santa Maria
- Rua Duque de Caxias, 2.319, Bairro Nossa Senhora Medianeira
Lojas Becker
- Rua do Acampamento, 380, Centro